16.8.10

jchermann loves...

...
Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent , foi um estilista francês e um dos nomes mais importantes da alta-costura do século XX.

Nascido na Argélia, St. Laurent era filho do presidente de uma companhia de seguros e seu gosto pela moda lhe foi despertado pela mãe. Aos 17 anos, deixou a casa dos pais para trabalhar com o estilista Christian Dior, de quem herdou o controle criativo da casa Dior após a morte de seu mentor em 1957, com apenas 21 anos de idade, e assumiu o desafio de salvar o negócio da ruína financeira.

Pouco depois de conseguir sucesso no objetivo, St. Laurent foi convocado para o exército francês, durante a Guerra de Independência da Argélia. Voltando à vida civil, em 1962 St. Laurent saiu da Dior e fundou sua própria marca, YSL, financiado por seu companheiro Pierre Bergé. O casal se separaria afetivamente em 1976 mas continuariam parceiros de negócios por mais de trinta anos.

O smoking feminino, apresentado pela primeira vez em 1966 com uma blusa transparente e uma calça masculina, é a marca revolucionária de Yves Saint Laurent. Depois disso, o traje passou a desfilar em todas as coleções do estilista.

Entre todas as suas criações, "le smoking", como foi chamado, sinalizava uma mudança na forma como as mulheres se vestiriam dali por diante.
A liberdade dada por Chanel, agora ganhava poder com o novo traje e tudo o que ele representava - uma nova atitude feminina.

Em janeiro de 2002, o estilista anunciou que estava deixando o mundo da moda durante a apresentação de um desfile seu, que trazia uma retrospectiva de todas suas criações, ao longo de seus quarenta anos de carreira.

St. Laurent morreu em Paris, diagnosticado com câncer cerebral,dia 1 de junho de 2008.







2 comentários:

  1. to super seguidora do seu blog...
    nem sabia que o Yves S L trabalhou com o Dior, nem que ele que revolucionou a moda feminina por causa do smoking!!
    boa ju, escreve mais sobre os estilistas.. as historias... acho legal! hiihi

    ResponderExcluir
  2. eu tava lendo um livro de moda e li muito sobre ele. resolvi escrever um post.
    super interessante ne!
    vou ecrever mais, pode deixar!
    beijos nan!

    ResponderExcluir